quarta-feira, 19 de outubro de 2011

VILLA ANGOSTURA E AS CINZAS DO PUYEHUE

Olá Pessoal

                            " A grande jogada é poder enxergar o belo
                                       nas coisas simples da natureza e da vida "

Foi um choque encontrarmos esta bucólica e inspiradora paisagem totalmente transformada pela erupção do vulcão Puyehue. São milhares de toneladas de cinza vulcânica de cor creme, de granulação muito grossa, parecendo uma areia muita grossa. Em alguns pontos, mais próximos do vulcão, como no Parque Arrayanes é possível encontrar muitas pedras de 4,5 a 6 cm de diâmetro. O que impressiona é o volume de cinzas em Villa Angostura que está a 45 km do vulcão.
Nos informaram que durante a primeira erupção Villa Angostura ficou 3 dias sem luz e água. As cinzas caíam ainda incandescentes e provocaram inúmeros curto-circuitos na rede elétrica.
Infelizmente, pelo que observamos, quando o vulcão der uma trégua, porque ele ainda continua ativo, levará meses, talvez anos para que este local volte a sua vida normal.
O impacto sobre a cidade é muito forte, afetando diretamente sua principal fonte de renda que é o turismo. Os comerciantes falam em queda de até 80% no movimento de visitantes.
O principal aeroporto da região (Bariloche), continua fechado e a parte aérea dos pacotes turísticos termina em Neuquen ou El Bolson, há mais de 200 km da região.
Por fim, procuramos encontrar o belo em meio a esta tragédia.

Até mais
Equipe DigiPhotus









Esta era a situação em 21/09/11. O estacionamento central da cidade se transformou em depósito temporario de cinzas vulcânicas. Dali são transferidas para outro depósito no caminho dos sete lagos. Neste dia o vulcão continuava expelindo cinzas, para andar na rua somente utilizando máscaras.




















   

Nenhum comentário:

Postar um comentário